Alterar o idioma do Blog

quinta-feira 10 2011

Qual escola de samba ganhou o desfile em Tucuruí?


Na opinião do Folha nenhuma, e vamos dizer por quê.


Vejam bem, à primeira vista pode parecer que a Unidos venceu já que ganhou o título e ficou com o troféu, mas será que ganhou mesmo?

Claro que a Unidos é uma boa escola de samba e a sua diretoria é eficiente, mas o número de vitórias seguidas por si, contraria todas as probabilidades e qualquer lógica. 

Aí esse pessoal vem falar em detalhes, caramba, será que somente a Unidos não erra? Será que somente a Unidos faz desfiles perfeitos? Será que de quatro escolas somente a direção da Unidos é eficiente? Será que todas as diretorias das outras escolas são compostas por incompetentes e relapsos?

Para que a Unidos justificasse tantas vitórias consecutivas seria preciso que as respostas a todas estas perguntas acima fosse SIM!!!

Agora a pergunta é: Vale a pena ganhar nestas condições? Vejam, não existe prêmio em dinheiro para os integrantes da escola de samba que recebe o troféu de campeã do carnaval tucuruiense, o premio na verdade é a satisfação do reconhecimento público do trabalho, da criatividade, do esforço e da garra dos integrantes da escola, e acima de tudo, o reconhecimento público de que a escola fez o melhor desfile.

Para quem é feito o desfile das escolas de samba? Para o presidente da liga? Para os empresários locais? Para os jurados? Ou não é nada disso e na verdade o desfile é para o povo?

Muitas e muitas vezes a Unidos realmente (em nossa opinião e na opinião da maioria da população), mereceu ganhar, outras não, mas ganhou todas, ou proporcionalmente quase todas. 

Agora vejam a situação do verdadeiro amante da Unidos de Tucuruí, aquele cidadão que veste a camisa, gasta dinheiro e tempo para que a sua escola seja campeã, e depois tem que passar pelo constrangimento de ter o resultado do desfile questionado moralmente pela população? Talvez este tipo de vitória satisfaça o ego e o orgulho da direção da escola e seus financiadores, mas como se sente às pessoas sérias que amam a sua escola?

O fato é que a Unidos é considerada uma Escola de Samba de elite dos empresários de Tucuruí e uma escola que ganha a qualquer custo, ou seja, a vilã do carnaval. Se isso reflete a realidade são outros quinhentos, não sabemos e não somos nós que vamos julgar, mas a realidade é esta, é esta a imagem da escola para a maioria dos tucuruienses, é só ouvir a voz das ruas. 

E diante desta realidade, ser campeã nestas condições será que vale a pena? O que se ganha com isso? O desprezo e a desconfiança da opinião pública? Uma vitória sem glória e sem reconhecimento público? Alguns medíocres podem se contentar com isso, mas a maioria não, incluindo os integrantes sérios da própria Unidos.

E a situação das outras escolas, em que seus integrantes suam a camisa, trabalham, gastam seu dinheiro, seu tempo, se dedicam, e para quê? Para disputar o segundo lugar, por que o primeiro já tem dono? Os jaqueirences quebraram o troféu de segundo lugar em plena escadaria em sinal de protesto, e para mostrar que este troféu não tem qualquer valor para eles e não representa moralmente o resultado do desfile.

É inegável que alguma coisa está errada, só um cego e alguém de má fé não percebe ou finge que não percebe isso. Mas como resolver esta situação? Bom, para começar por que não colocar uma nova diretoria e sangue novo na Liga das Escolas de Samba? Por que não promover um amplo debate sobre os problemas das escolas de samba em Tucuruí? Mas que seja um debate democrático, não só dos cartolas, mas que envolva toda a comunidade.

O carnaval em Tucuruí só vai melhorar e ter credibilidade quando os interesses estiverem voltados para a beleza e para o espetáculo do carnaval, e quando o objetivo do desfile for deslumbrar e trazer a alegria para o povo de Tucuruí e para os nossos visitantes. 

Está na hora do carnaval de Tucuruí deixar de ser uma disputa política, uma disputa de egos, uma disputa de poder econômico e uma luta de classe social disfarçada.

Nós acreditamos em Tucuruí, nós acreditamos no nosso carnaval, mas só vamos conseguir resolver os problemas dos desfiles em Tucuruí quando em primeiro lugar reconhecermos que alguma coisa está errada e que é preciso mudar, e depois procurar soluções democráticas que envolvam toda a comunidade.

8 comentários:

  1. Hei você ai mim da um dinheiro ai mim da um dinheiro ai por que eu quero ganhar o título do desfile das escolas de samba no ano que vem se não a Unidocler ou Unidaminldo vai ganhar,

    ResponderExcluir
  2. A máfia do carnaval de Tucuruí é uma vergonha. Isso infelizmente só mudará quando a politicagem também mudar, se um dia isso for possível.

    ResponderExcluir
  3. Em primeiro lugar quem escreveu esse artigo me parece ser torcedor de uma das escolas que ficaram abaixo da Unido e em segundolugar a melhor forma de se consegui exito na avenida é receber a subversão que este ano foi de R$ 70 mil real e gastar tudo e mais o que conseguirem com as doações, eu fui nas outras Escolas de Samba todas me parece que nem investiram o Valo repassado pela PMT e ainda venderam as fantasias
    a Unido usa todo os R$ 70 mil reais e ainda consegui doações no comércio, o desfile termina e no outro dia já se começa a angariar fundos para p proximo carnaval é muito fácil e não é falta de competência dos outros diretores das Escolas perdedoras é só investir os valores repassados da PMT e depois prestarem contas dos valores gastos isso não acontece, vejam a qualidade de material da Unido e comparem com as outras. Minha opinião a Unida teria que ser uma Escola somente para se apresentar já que não existe grupo de Elite.

    ResponderExcluir
  4. Não se preocupe, como esse ano o desdobramento do resultado do carnaval ficou claro o que vem acontecendo no decorrer dos anos. E dessa vez a população protestou contra os acordos feitos por baixo dos panos, ano que vem concerteza, concerteza mesmo a unidos não vai ser a grande campeã. O Grupinho ja deve ter se reunido e chegaram a seguinte conclusão: nós temos que dar um tempo, esse ano ficou muito na cara. Ano que vem vamos deixar ganhar a melhor, nós não vamos interferir.

    Querem apostar quanto que ano que vem a Unidos não vai ser a grande campeão. Vão ficar com medo da reação da população.

    ResponderExcluir
  5. Ao anônimo das 10:49
    É sempre assim mesmo eu gosto de carnaval nada contra só não gosto nem sou torcedor de escola de samba seu jumento com certeza você gastou um pouco desse dinheirinho com seu bolso ou com os seus gogo – boy? seu amarelão

    ResponderExcluir
  6. O Folha de Tucuruí não publica comentários com ofensas pessoais, comentários que tratem de forma negativa da vida privada e/ou familiar das pessoas, comentários preconceituosos de qualquer espécie, incitação à violência e ao crime e denuncias sem comprovação. Por favor, não insistam.
    Este texto substitui um comentário moderado e removido pela Equipe Folha.

    ResponderExcluir
  7. Agora é outra situação, na maternidade não tem nem cama e nem lençol, para as gestantes, ai o médico de plantão escolhe aquela que vai esta melhor, depois de operada e mandar pra, casa ,para internar as outras que vem chegando, tudo isso por que o prefeito ocupou o espaço da maternidade do Regional e colocou a dele ,e o pior essas mulheres da maternidade do hospital Regional,que vem dos município em torno do lago,ficam no espaço de uma antiga UTI,tem dia que tem 12 mulheres,pra usa só um banheiro e sanitário,é uma falta de respeito com as gestantes. Cadê os prefeitos da região que não percebe como esta sendo atendida sua gestante do seu município. Por que tem pactuação.
    Ainda tem mais, os funcionários do Regional da SESPA sente invadidos, e o da matenidade do municipal sente humilhados, e tudo isso brigando por um espaço, e as gestante sente tudo isso em sua volta,os médico tirando sua dobradinha,vira pra UM LADO ele ganha pelo o estado vira pelo outro ganha pelo o município ,o mesmo medico de plantão nos dois espaço,e sem a mínima condições de trabalho,enquanto isso , o secretario de saúde Charles Tocantins briga por uma vaga no conselho e o prefeito Sancler investindo,já estava pronto o jantar para comemoração da vitoria do seu secretário de saúde.
    SANCLER TRAIU TODOS OS DEPUTADOS DO MUNICIPIO E AGORA CHEGOU A VEZ DO GOVERNADOR.

    ResponderExcluir
  8. eu so sei uma coisa q pra mim esse carnaval e merda é a mesma coisa,pois a unica escola q ganha todo ano é a unidos,eu acho q ele fazem é comprar os juradoskkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,eu q nao duvido.beijos a todos.

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.