Alterar o idioma do Blog

quarta-feira 28 2011

Brasil: a 6ª economia e o 84º IDH do mundo?

Parece uma contradição o Brasil ser a 6ª economia e o 84º IDH do Mundo, parece mas não é... A explicação é muito simples.

O fato da economia do Brasil crescer e ultrapassar países europeus considerados de "primeiro mundo", simplesmente quer dizer que o país vai muito bem obrigado.

Mas se o Brasil está enriquecendo, por que um IDH tão baixo?

Simples, os recursos públicos são pulverizados, desperdiçados, roubados e desviados na maioria dos estados e municípios. 

Calcula-se que mais de 24 bilhões são desviados anualmente dos Estados e municípios no Brasil e vão parar nas contas dos governadores e prefeitos incompetentes e corruptos.

Se o problema fosse o Brasil, não existiriam Estados e Municípios bem administrados, em que a população usufrui serviços públicos de qualidade e seus gestores ultrapassam a marca dos 80% de aprovação.

Citamos como exemplo o Prefeito de Curitiba PR,  Roberto Richa PSDB, com 84% de aprovação, o prefeito Anteomar Pereira (PP) de São Tomé RN com 81,18%, e o Prefeito Marcão (PT) de Aragarças MT tem 80,6% entre outros.

Notem nos exemplos acima, que tem prefeito do PSDB, PR e PT de Estados do Sul, centro oeste e nordeste entre os prefeitos com maior aprovação no país, o que mostra que o problema não está nos partidos e nem nas regiões, mas na qualidade, seriedade e competência dos políticos.

Não existe orçamento estadual e municipal por maior que seja, que aguente uma gestão desonesta, corrupta e incompetente. A primeira coisa que o gestor incompetente e irresponsável faz ao assumir o Estado ou a prefeitura é inchar a folha de pagamento com milhares de contratações desnecessárias, a segunda é abrir licitações fraudulentas (quando não compra direto) para beneficiar empresas de parentes e de cúmplices, formando quadrilhas com o objetivo de assaltar os cofres públicos.

Os bons exemplos mostram que é possível fazer uma boa gestão no Brasil, recursos existem, o grande problema é a incompetência, a desonestidade e a corrupção, principalmente em Estados e municípios. 

E quem paga e sofre por causa da corrupção generalizada no país é a população, principalmente a população mais pobre e por isso mesmo mais vulnerável.
---------------------------
O que é IDH?

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de "desenvolvimento humano" e para separar os países desenvolvidos (muito alto desenvolvimento humano), em desenvolvimento (desenvolvimento humano médio e alto) e subdesenvolvidos (desenvolvimento humano baixo).

A estatística é composta a partir de dados de expectativa de vida ao nascer, educação e PIB (PPC) per capita (como um indicador do padrão de vida) recolhidos a nível nacional. Cada ano, os países membros da ONU são classificados de acordo com essas medidas. O IDH também é usado por organizações locais ou empresas para medir o desenvolvimento de entidades subnacionais como estados, cidades, aldeias, etc.

O índice foi desenvolvido em 1990 pelos economistas Amartya Sen e Mahbub ul Haq, e vem sendo usado desde 1993 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no seu relatório anual.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.