Alterar o idioma do Blog

terça-feira 17 2012

Para os poderosos a impunidade, para os pobres os rigores e as penas da Lei.


O Folha consultou um Técnico em Pirotecnia, profissional treinado e capacitado para a organização de Shows Pirotécnicos, que nos passou as seguintes informações sobre as normas de segurança para este tipo de evento:
 
Normas de segurança e procedimentos para Shows Pirotécnicos:
 
1 - Contratar os serviços de um técnico qualificado e/ou empresa especializada em Pirotecnia.

2 - Tirar licença da prefeitura.
 
3 - Comunicar à Polícia Civil
 
4 - Solicitar laudo e vistoria do Corpo de Bombeiros
  
Distâncias mínimas:
  
Casas residenciais: 500 metros.
  
Distância de prédios comerciais ou instalações que contenham produtos explosivos e inflamáveis como por exemplo: Pólvora e combustíveis (gasolina, álcool, diesel, gazes inflamáveis,  Thinner  e outros): 2.000 metros.
  
Área livre para a queima dos fogos (área de risco) 1.500 M².
  
Após a armação dos fogos o Corpo de Bombeiros deve ser acionado para fazer a vistoria e liberar o evento, acompanhando a queima dos fogos como prevenção.
  
No local da queima dos fogos deverá haver no mínimo dois extintores de incêndio.
  
Irresponsabilidade e incompetência
  
No caso de Tucuruí nada disso foi feito, as normas de segurança não foram respeitadas, e a armação e queima dos fogos foi feita por um leigo e não por um Técnico em Pirotecnia como seria o correto, o que demonstra a irresponsabilidade e o amadorismo do organizador do evento, no caso a Administração Municipal.
  
Para o pobre, os rigores e as penas da Lei.
  
Agora vejam bem, para um pobre pai de família que possui um barzinho de onde tira o sustento da sua família, para fazer uma simples seresta tem que ter a autorização da SEMMA, da Polícia Civil e o laudo de vistoria do Corpo de Bombeiros, que por sinal são rigorosos em questão de segurança.
  
O cidadão gasta tempo correndo de um lugar para outro feito barata tonta, gastando dinheiro pagando taxas e adequando o estabelecimento para conseguir a licença (quando consegue) para cumprir as normas legais e de segurança, enquanto que o próprio Poder Público com a conivência das autoridades competentes (incluindo o Corpo de Bombeiros) e sem um responsável técnico qualificado, promove um grande Show Pirotécnico, colocando irresponsavelmente a vida da população em risco e conseqüentemente causando um acidente grave.
  
Se fosse um cidadão pobre e trabalhador estaria encrencado, teria seu estabelecimento fechado, pagaria pesadas multas, arcaria com todos os prejuízos e responderia a processo criminal, podendo inclusive ser preso.
  
Impunidade
  
Mas como o “responsável” é o Secretário de Gabinete do Prefeito Sancler, que é protegido do Governador Jatene (PSDB), apostamos como não vai acontecer nada, tudo vai terminar em Pizza e a impunidade vai prevalecer mais uma vez em Tucuruí.
  
Este é o Pará, esta é Tucuruí e isto é uma vergonha!!!

2 comentários:

  1. Engraçado outro dia a policia parou um bingo do matinha esporte clube porque não tinha licença e olha que era beneficiente. O clube para voltar a funcionar teve que tirar licença até no corpo de bombeiro. Será que o corpo de bombeiro fiscalizou os fogos do cais? A lei realmente só vale para os mais fracos. Quero fazer uma pergunta ao folha, quando a PMT faz festa ela é obrigada a tirar todas as licenças: corpo de bombeiro, sema, delegacia e ecad?

    ResponderExcluir
  2. DENUNCIA:Ola amigos da folha façam uma visita ao posto de saude do bairro santa mônica,pois esta coberto de mato e lixo,com certeza ha focos de mosquito da dengue...

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.