Alterar o idioma do Blog

segunda-feira 16 2012

Religião - Padre tem salário?

por Luiz Romero

Sacerdotes da Igreja Católica recebem a côngrua, remuneração mensal para cobrir despesas pessoais, como lazer e compras. Necessidades básicas, como casa, comida e convênio médico, são bancadas pela paróquia.
  
O salário varia de acordo com a grana que cada uma das 254 dioceses brasileiras arrecada com dízimo e serviços (batismos, crismas e casamentos). Na Arquidiocese de São Paulo, os padres ganham R$ 1.350,00 nos primeiros cinco anos e podem chegar a R$ 3.780,00 após 25 anos de serviço. O direito dos padres à remuneração é determinado pelo Código de Direito Canônico, criado em 1917.
  
Além de explicar a organização da Igreja e as punições reservadas a quem desrespeita as normas, o Código afirma que padres têm direito a férias e previdência social. Os clérigos paulistas, por exemplo, têm 30 dias de descanso anual e contribuem com o INSS desde o primeiro ano como seminarista para garantir a aposentadoria no fim da carreira.
  
FONTES Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Arquidiocese de São Paulo e Código de Direito Canônico.

8 comentários:

  1. Em Tucurui um Padre ganha 2 salários minimo fechado, juntamente com as despesas de moradia que é bancado pela igreja. Já um represente da igreja evangélica de Tucuruí tem todas as suas despesas pagas pela igreja, quando digo todas, eu quero dizer todas mesmos, transporte(*****), passagens aérea, aluguel, supermercado, gasolina, saude, etc.Ah! já ia esquecendo, ainda recebe uma ajuda de custo em forma de salário mensal no valor de 20mil, é isso mesmo. kkk. Se eu fosse escolher o caminho religioso, concerteza não iria escolher ser padre... não pode nem namorar, kkk, mas não é só por isso...kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SE eu fosse você antes de escolher o caminho religioso, primeiramente estudaria um pouco de português. "CONCERTEZA" RSRSRSRS

      Excluir
    2. O meu tio que e padre ganha tres salarios minimos dai tem o carro da igreja que e tudo por conta da igreja alimentacao moradia roupas e viagens

      Excluir
  2. Realmente temos 2 padres em Tucuruí e ganham 2 salários, mas eles não ficam com todo esse dinheiro, a maior parte vai como contribuição aos seminários, para a formação dos novos sacerdotes.

    ResponderExcluir
  3. Os pastores tem todas essas ajudas aí que o anonimo disse, fora os apoio$ politico$, como já foi citado em algumas materias por aqui.

    ResponderExcluir
  4. O Folha esqueceu de incluir nesta matéria que os padres ao se formarem fazem votos de castidade, obediência e pobreza. Só quem conhece profundamente a Igreja Católica sabe e pode afirmar, como faço aqui, que existe muitos padres que abrem mão deste recurso, fazem doação e não precisam gastar com despesas pessoais, existe muitos padres que a própria família é quem ajuda com alguma despesa que possa surgir.

    ResponderExcluir
  5. O trabalhador é digno de seu salário, deveria um Padre ganhar um pouco mais, estuda duas Faculdades e têm muitos que são até Mestres e Doutores.....

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.