Alterar o idioma do Blog

terça-feira 20 2012

Começou a guerra de pesquisas, ou seria guerra de mentiras?


Todo ano eleitoral é a mesma coisa, os partidos políticos deixam "escapar" os resultados de "pesquisas eleitorais", que é claro sempre beneficiam seus candidatos. 

Na verdade estas "pesquisas" não enganam ninguém, já que todos os partidos já fizeram ou estão fazendo pesquisas para uso próprio, portanto todos estão cientes de qual é a tendência dos eleitores neste momento. Através das pesquisas e de acordo com o resultado os partidos traçam estratégias e fazem alianças.
   
Como e porque os resultados das pesquisas piratas "escapam"?

A tática é simples, na verdade existem duas pesquisas, a verdadeira para uso próprio, e a maquiada para a base do partido, para o povão e para os adversários. A maquiada geralmente é divulgada "sem querer" e às escondidas, ou em reuniões fechadas por causa da Justiça Eleitoral.
   
Mas qual seriam as vantagens das pesquisas maquiadas?
  
Existem várias vantagens em maquiar pesquisas, vamos enumerar algumas:
  
1 - Tentar conquistar o voto útil. Voto útil é o voto daquele eleitor que não quer "perder o voto" e quer votar em quem ele acha que vai ganhar. Este tipo de eleitor está diminuindo a cada eleição, mas ainda existem alguns eleitores idiotas que votam desta forma.
  
2 - Desmotivar e desestabilizar os adversários e ao mesmo tempo conseguir mais alianças em troca de promessas de vantagens e cargos.
  
3 - Conseguir financiamento de campanha. Muitos empresários investem nos candidatos esperando vantagens futuras; financiar campanhas eleitorais é um bom investimento e pode render um lucro de centenas e talvez milhares de vezes o valor doado. Quanto melhor estiver nas pesquisas, mais dinheiro o candidato arrecada para a sua campanha.
   
4 - Para o candidato que está no poder, além das vantagens acima, a pesquisa maquiada ainda tem a vantagem de manter o seu grupo unido, minimizando o abandono do barco e principalmente a trairagem; como se sabe, os porões das embarcações são os primeiros a serem alagados em caso de naufrágio, neste caso os ratos são os primeiros a perceber o desastre e a abandonar o navio. 
Outra vantagem da pesquisa fajuta é garantir que o comércio continue vendendo fiado para a administração, acontece que o comerciante tem medo de vender para a administração pública em fim de mandato. Com razão eles sabem que este é um período crítico e que eles têm uma grande chance de levar o cano e ter sérios prejuízos.
    
Ano eleitoral é o ano da mentira, da enganação e da trapaça, é preciso nunca esquecer isso.
   
Qualquer pesquisa séria é feita por institutos sérios, registrados e a pesquisa tem que ser registrada na Justiça Eleitoral, que autoriza a sua divulgação pública caso esteja de acordo com as normas legais. Qualquer candidato que esteja em boa situação na preferência do eleitor não tem motivos para fazer pesquisa pirata e muito menos para não divulgar publicamente os resultados.
  
Pesquisa pirata é boa para diversão, muitas são uma verdadeira piada, mas nunca podem ser levadas a sério.
  

3 comentários:

  1. So falta o prefeito divulgar uma pesquisa e dizer que esta na frente,lá no assentamento reunidas ele ta mais queimado que todos nos juntos,se depender do voto da zona rural,sancler nunca mais...

    ResponderExcluir
  2. Alguém sabe se é verdade que a provecom tá com plano de 300k por 75,00?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é verdade... basta ir aqui www.provecom.com.br

      Excluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.