Alterar o idioma do Blog

quarta-feira 13 2012

Saúde: Conheça o HPV

Por dentro do HPV


O que é: HPV é a sigla em inglês para papilomavírus humano, designação de mais de 100 tipos de vírus transmitidos sexualmente, a maioria pouco agressiva. Cerca de 60 afetam a região genital. Alguns provocam apenas lesões benignas, que regridem espontaneamente; outros, quando não tratados, podem evoluir para câncer no colo do útero, mais comum, e no pênis.

Transmissão: A exemplo de outras doenças sexualmente transmissíveis, o HPV se propaga com facilidade e, com frequência, logo no início da vida sexual.

Sintomas: Lesões na vagina, no colo do útero, no pênis e no ânus. Verrugas genitais ou condilomas. Às vezes surgem semanas após o contato sexual com o parceiro infectado, mas também podem demorar meses e até anos para se manifestar. A variação do período entre a contaminação e o surgimento da lesão não permite definir quando o contágio ocorreu.

Diagnóstico: Exame urológico e ginecológico. Já o diagnóstico das lesões precursoras do câncer de colo de útero, causadas pelo papiloma vírus, é feito por exame citopatológico, o Papanicolau.

Tratamento: Cada caso é um caso e depende de avaliação médica. Entre os tratamentos usados há cremes para aplicação local, uso de nitrogênio líquido, laser e eletrocauterização.

Prevenção: O uso de camisinha diminui a possibilidade de transmissão, mas não a evita totalmente.

Vacinas: Há dois tipos disponíveis no Brasil, importadas. A quadrivalente, do laboratório Merck Sharp & Dohme, atua contra quatro tipos de HPV, e a bivalente, do laboratório GlaxoSmithKline, protege contra dois tipos. Ambas são licenciadas pelo Ministério da Saúde para mulheres entre 9 e 26 anos.

Dose: A vacina é dada em três doses intramusculares, aplicadas no braço. O intervalo entre a primeira e segunda dose é de dois meses. A terceira é dada seis meses após a primeira. Há poucos efeitos colaterais: os mais comuns são desconforto local, inchaço e dor de cabeça. A quadrivalente protege contra 70% dos vírus causadores de câncer e custa R$ 380 a dose. A bivalente, cujo preço é de R$ 230, tem 90% de eficácia contra os vírus que provocam verrugas genitais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.