Alterar o idioma do Blog

segunda-feira 22 2012

Manifestantes denunciam fraude nas urnas eletrônicas


Manifestantes querem que TRE apure acusações.
    
A manifestação de um grupo de candidatos a vereador não eleitos em Belém chamou atenção de quem passava em frente ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PA), na manhã de ontem. Com o apoio de um carro som eles exigiam uma audiência como o presidente do órgão, desembargador Ricardo Nunes, o que aconteceu cerca de duas horas e meia após o inicio do manifesto.
    
Insultos à credibilidade da instituição e denúncias da venda de cadeiras na Câmara Municipal de Belém (CMB) eram esbravejadas e repetidas ao microfone por candidatos que se consideram prejudicados pelo processo eleitoral de 2012. O grupo de aproximadamente 20 pessoas chegou à sede do TRE por volta das 9h. Com cópias em mãos de documentos entregues à Polícia Federal e Ministério Público Federal, eles se mostravam convencidos do que intitulam “a máfia do quinto andar”.
    
Segundo eles, dois programadores funcionários do TRE estariam, desde maio deste ano, negociando vagas ao cargo de vereador em Belém em troca do pagamento de R$30 mil, divididos em duas parcelas, uma paga no momento do acordo e outra após a comprovação da eleição. O golpe teria sido descoberto porque um dos três candidatos, a quem a oferta teria sido feita pessoalmente, não aceitou fazer parte do possível esquema.
     
OFERTA
    
“Ele é candidato do nosso partido (Partido Trabalhista Cristão) e recebeu essa oferta junto com dois outros candidatos... mas não aceitou. A surpresa veio com o resultado. Os dois outros que não têm história nenhuma de trabalho na comunidade foram eleitos e ele não”, diz Manoel Rendeiro, mais conhecido como Didi, que teve computados a favor 1955 votos. “Na última eleição recebi três mil votos, agora que sou mais conhecido e tenho mais trabalho, tive menos voto. Tá errado”.
    
Segundo os manifestantes, apesar da grande repercussão de total segurança, as urnas eletrônicas estariam sim suscetíveis a fraudes. Três seriam as formas de manipulação apontadas pelo documento apresentado: Controle manual do teclado das urnas pelo mesários durante a chamada “seção do voto cantado”; a inserção de flash cards nas urnas 48 horas antes das eleições; e desvio de votos de candidatos no sistema de totalização de votos o que, segundo os denunciadores, dá às urnas eletrônicas total caráter de “caixa preta”.
    
“Até hoje nenhum juiz ou tribunal jamais autorizou a verificação de qualquer log de eventos de urnas eletrônicas, mantendo incólumes essas caixas pretas. Lá estão os indícios, as evidências e provas gravadas de todas as alterações e adulterações praticadas à sorrelfa da lei e de todos os poderes da República”, diz trecho do documento apresentado.
    
(Diário do Pará)
   

9 comentários:

  1. Jurava que era em Tucuruí kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vc acha q em tucurui não houve fraude???? Kkkkkkkkkk

      Excluir
  2. pra quem perde sim!fraude existe quando vc vende seu voto e o caboclo que compra. Ai o poder monentário vence com margem de 57%.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah tah: 30.213 pessoas venderam seus votos. Em 2008 o Claudio nao comprou pq??? Ja sei, o dinheiro ja tinha sido gasto em whisky e festas Homericas. Foi isso? Rs

      Excluir
    2. com certeza, venderam por interesse próprios (garantia d emprego, promessa d emprego, ganho d csta basica, remédio, etc, garantia d teta pra mamar + 04 anos, garantia d continuar ganhando licitação e com isso venda/super-faturamento garantido), sera q isso nao é venda d votos querido(a)????

      Excluir
  3. Todos nos sabemos que em Tucuruí,houve sim esta fraude para vereadores( candidatos que já estavam prestes a renunciar duas semanas antes das eleições é do nada é eleito.Como se explica isso???

    ResponderExcluir
  4. Fraude em urnas é improvável, não acreditamos nisso, agora compra de votos como bem denunciou o Junior Braga, nisso apesar de não termos presenciado nós acreditamos. Compra de votos não é nenhuma novidade.
    A compra de votos mesmo que disfarçada e ''legal'' começa com a contratação do pessoal das bandeiras, das bocas de urna, da promessa de empregos públicos, cestas básicas e outras vantagens, e termina com dinheiro vivo.

    ResponderExcluir
  5. Se o Junior Braga tivesse ganho DUVIDO que ele teria falado essas ##### que ele disse hahaha' em Mani

    ResponderExcluir
  6. Em Saquarema-RJ aconteceu um fato muito estranho. Antes das eleições era só andar pelas ruas e perguntar em quem o eleitor iria votar que a resposta era unânime: Pedro Ricardo, candidato da oposição. Pois bem, o rapaz perdeu em todas, eu disse todas as 173 urnas da cidade. Perdeu e perdeu de muito. O mais estranho é que hoje, um mês após as eleições você vai às ruas e os eleitores continuam unânimes em dizer que votaram em Pedro Ricardo. Seria muito mais cômodo pro eleitor dizer que votou na candidata vitoriosa. Mas não, o eleitor bate o pé afirmando que votou no outro. Curiosamente, é difícil encontrar alguém que confirme que votou na candidata vencedora, que coincidentemente é a esposa do deputado estadual Paulo Melo, presidente da ALERJ. Existem vários relatos da internet e inclusive vídeos no YOUTUBE atestando a vulnerabilidade dessas urnas. Está lá pra quem quiser assistir. ############

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.