Alterar o idioma do Blog

quarta-feira 29 2012

Mais um acidente fatal na Rodovia da Morte!!!

   
Acidentes fatais em que cidadãos perdem a vida violentamente se tornaram rotina na BR 422 trecho Tucuruí Vilas Residenciais.
    
Neste acidente que aconteceu no sentido Tucuruí/Vila, na curva logo após a passarela do sítio Deus é Grande, o motorista do Uno com apenas 26 anos teve morte instantânea, quando o veículo que dirigia bateu violentamente no poste, praticamente se partindo ao meio.
    
Quantas pessoas terão a vida ceifada prematuramente na rodovia da morte, antes que as autoridades tomem alguma providência?
   

Hospital Municipal - Caos na saúde pública em Tucuruí.


Vejam a situação do Hospital Municipal de Tucuruí, vejam a quantidade de pessoas procurando atendimento e normalmente só tem um médico para atender a toda a população que procura o hospital. A demanda no HMT é muito grande, já que nos postos de saúde de Tucuruí (segundo a população), não tem médico e nem medicamentos.

Isso é uma vergonha!!!

A beleza do Rio Tocantins

A enchente do Tocantins alegra a criançada ribeirinha, que se diverte banhando no Rio e usando o cais como trampolim. Uma idade de diversão e despreocupação em contato direto com a natureza. Um tempo feliz...

Vejam esta imagens:




--------------------------
Previsão para o nível das águas do Rio Tocantins em Tucuruí no dia 29/02/2012.

Mínimo 06:00 horas – 09,91 mt.
Máximo 11:30 horas – 10,30 mt.

Fonte: Eletronorte - Setor de Estudos e Análises da Operação – OGHOE

terça-feira 28 2012

Presidente da ASMOVIPE, Bernardo Albano Filho é agredido dentro da Prefeitura de Tucuruí

Segundo o Jornal de Tucuruí, o presidente da Associação de Moradores da Vila Permanente – ASMOVIPE, Bernardo Albano Filho de mais de sessenta anos de idade, mais conhecido como “Tucuruí”, foi internado no Hospital Regional de Tucuruí após agressão dentro do prédio da Prefeitura de Tucuruí. Segundo o Blog, devido aos golpes que sofreu na região peitoral, o sexagenário sofreu princípio de infarto e está sob cuidados médicos.

Para conhecer maiores detalhes e ler a matéria completa Clique aqui.

Morador do Bairro Palmares filma da porta de casa a tragédia que se abate sobre os moradores do bairro a cada chuva

O “competente” prefeito e a sua “competente” secretária de obras passaram todo o verão sem se importar com o bairro Palmares, e resolveram "arrumar" as ruas justamente no inverno, o pior é que deixaram o serviço pela metade. 

Vejam no vídeo o estado em que esta rua ficou após a lambança da secretária de obras (secretária de obras com letra minúscula mesmo).

Gostaríamos de saber o que o prefeito tem contra os moradores dos bairros da periferia para os tratar com tanto descaso e de forma tão inconsequente.

Vejam o que disse o cidadão indignado do Palmares que postou o vídeo no Youtube:

"Essa é a realidade que enfrentamos sempre que chove. Mas quero agradecer ao excelentíssimo prefeito e sua secretária de obras, por decidir "arrumar" o bairro no período chuvoso, pois tiveram todo o verão e não o fizeram. Esta equipe brilhante e inteligente iniciaram as "obras" no bairro tem mais de uma semana, e o melhor de tudo isso é que começaram e não concluíram, e o que deixaram para trás foi uma rua escavada e uma montanha de lixo e barro. Eles conseguiram impedir o único serviço público que temos acesso, pois devido as "obras" já fazia uma semana que não havia coleta de lixo.
Mas como dizem por aí " É obra por toda cidade, é pra melhorar a vida", eu queria descobrir quem está usufruindo dessa melhora de vida....
E este é o meu protesto, pois infelizmente não temos a quem recorrer."





segunda-feira 27 2012

Ano eleitoral não impede realização de concursos

Lei só impede que concursado seja nomeado antes da posse dos eleitos
  
O ano de 2012 vai movimentar o cenário político nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, mas também trará muitas dúvidas sobre as restrições imposta a esse período eleitoral. Uma das maiores interrogações diz respeito à realização de concursos públicos.
    
Os concurseiros de plantão, porém, podem ficar tranquilos: a legislação eleitoral não prevê impedimento algum para o lançamento de novos editais ou realização de concurso público durante o período que antecede as eleições, garante o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), desembargador Ricardo Nunes.
   
As condutas vedadas no período eleitoral estão previstas no artigo 73 da Lei 9.504/97. Em relação ao concurso público, a única restrição prevista na legislação diz respeito à nomeação de concursados, explica Nunes. "A partir de 7 de julho, portanto três meses antes do dia do pleito, fica proibida a nomeação de concursados até a posse dos eleitos, no ano seguinte", destaca o presidente do Tribunal.

No entanto, a proibição vale para os concursos que ainda não tenham sido homologados até esta data. "Caso o concurso seja homologado antes do dia 7 de julho, os aprovados poderão ser nomeados normalmente, mesmo durante o período eleitoral", destaca o desembargador. Portanto, caso o concurso seja homologado no dia 8 de julho de 2012, por exemplo, o aprovado terá de aguardar até o início de 2013 para ser nomeado.
   
Embora as eleições sejam municipais, a restrição às nomeações abrangem também concursos da esfera estadual ou federal. "A proibição vale para todos os níveis, a lei não faz nenhum tipo de especificação", observa.
   
O artigo 73 da Lei das Eleições também veda outras condutas na administração pública durante o período eleitoral. A partir de 7 de julho, o administrador também não pode "demitir sem justa causa, suprimir ou readaptar vantagens ou por, outros meios, dificultar ou impedir o exercício funcional e, ainda, ex officio, remover, transferir ou exonerar servidor público, na circunscrição do pleito, até a posse dos eleitos, sob pena de nulidade de pleno direito". Ricardo Nunes lembra, no entanto, que a lei prevê algumas exceções.

Fonte: O Liberal.

Substituições freqüentes de promotores prejudicam o trabalho e as ações do MPE em Tucuruí.

Substituições freqüentes de promotores têm prejudicado a atuação do Ministério Público Estadual em Tucuruí. Foram seis substituições somente em 2010 e 2011, o que dá uma média de três substituições por ano, ou uma substituição a cada quatro meses.
   
Atualmente Tucuruí tem quatro promotores, sendo dois titulares.
    
Os promotores são:
    
Drª. Priscilla Tereza de Araújo Costa – Titular (junho de 2011).
Drº. Lauro Freitas da Silva Junior – Titular (dezembro de 2011).
Drº. Francisco Charles Pacheco – Responde cumulativamente pelas Comarcas de Tucuruí e Goianésia (novembro 2011).
Drª. Francisca Suenia Fernandes de Sá – Responde cumulativamente pelas Comarcas de Tucuruí e Breu Branco (fevereiro de 2012).
  
Notem que todos os promotores vieram recentemente para Tucuruí, sendo que a mais antiga, no caso a Promotora Drª. Priscilla Tereza que é titular, está a oito meses na Comarca, já o Drº. Lauro Freitas também titular está a três meses em Tucuruí. 
    
O problema é que todas as vezes que um promotor é transferido, o seu substituto leva um bom tempo para tomar conhecimento das ações do seu antecessor, some-se a isso o acúmulo de trabalho, sendo que alguns promotores respondem por comarcas em duas cidades diferentes, e teremos uma descontinuação nas ações e uma sobrecarga de trabalho, que termina atrapalhando a atuação do Ministério Público, prejudicando a imagem da instituição e aumentando a sensação de impunidade.
    
Felizmente temos agora dois promotores Titulares, o que significa que estes promotores ficarão atuando na cidade por muito mais tempo, podendo desta forma dar prosseguimento sem interrupção nas ações do MPE na defesa da Lei, dificultando a vida dos maus gestores do erário e do patrimônio público.
    
A descontinuidade nas ações do MPE, causada principalmente pelas constantes e rotineiras transferências de promotores, tem provocado algumas situações, como por exemplo: A falta de Concurso Público em Tucuruí (apesar de um TAC assinado em 2009), e a continuidade de milhares de contratações sem concurso público, durante quase três anos depois de expirado o prazo estipulado no Termo de Ajuste de Conduta para publicação do Edital do Concurso na Prefeitura de Tucuruí, contratações estas que claramente fica evidente que em sua grande maioria, tão somente visam atender a interesses outros, e não ao interesse público.
    
Uma das táticas usuais da administração pública em Tucuruí é demitir os contratados em 31 de dezembro de cada ano e recontratar a partir de fevereiro e meses subseqüentes. Uma simples conferência nos nomes que constam nas listas de contratados de 2009/2010/2011 até a presente data, pode confirmar o que estamos dizendo.
    
Temos notícia de dezenas, talvez centenas de contratações já neste ano, e caso não sejam tomadas às devidas providências, acreditamos que as contratações sem concurso público aumentarão muito mais com a proximidade das eleições,  e continuarão indefinidamente na Prefeitura de Tucuruí, em acintosa afronta à Lei e principalmente, em prejuízo do interesse e da moralidade pública. 
    
Reiteramos a nossa confiança de que o Ministério Público Estadual tomará todas as providências cabíveis e necessárias para que o concurso público seja feito na Prefeitura de Tucuruí, a exemplo do que está acontecendo nos demais municípios do Estado do Pará, inclusive nos municípios vizinhos.

A hora e a vez dos sanguessugas...

domingo 26 2012

As piranhas estão assanhadas, cuidado com elas...

Ano eleitoral, tempo de vender e comprar partidos e votos. Nesta época as piranhas e traíras da política estão assanhadas, em um louco frenesi, doidas para bocanhar a maior quantidade de dinheiro e cargos públicos possível. Cuidado que esta é a época de reprodução da espécie, e a época em que as piranhas e traíras estão mais famintas e vorazes.
  
Nenhum partido político escapa da voracidade das piranhas (nos dois sentidos), na eleição municipal passada teve piranha que recebeu R$ 50.000,00 de gorgeta para apoiar adversário do seu partido e até aparecer em programas eleitorais.
  
Tem piranha que quer dinheiro e cargos públicos, outras tem parentes sanguessugas mamando dinheiro público, outras tem contratos de obras, serviços e até alugueis de carros e imóveis. As piranhas e traíras mais vorazes e ambiciosas querem tudo isso de uma só vez.
   
Como identificar as piranhas da política? 
  
É simples, as piranhas políticas podem ser vistas trabalhando contra e falando mal dos candidatos do seu próprio partido e dos seus próprios companheiros. 

Quando você vir uma destas piranhas e não tiver dinheiro ou cargos públicos para oferecer (os únicos meios de as acalmar e garantir a sua "lealdade"), fuja e se afaste o mais rápido que puder, se elas atacam e devoram seus próprios companheiros, imaginem o que farão com você se alguém lhes oferecer uns trocados?
  
Todo aquele que se vende, não vale o dinheiro que recebe, e todo aquele que compra a lealdade não é digno dela, e jamais a terá por completo.

Partido dos Trabalhadores comemora 32 anos de fundação

Foto do Blog Jornal de Tucuruí
 O Partido dos Trabalhadores comemorou seus 32 anos de fundação. 
    
A festa democrática contou com a participação dos militantes e de inúmeras lideranças de outros partidos em Tucuruí, todas comprometidas e unidas em prol de uma união por uma Tucuruí melhor. Vejam mais detalhes do evento no Blog Jornal de Tucuruí.
    
Como uma imagem fala mais que mil palavras, publicamos a foto que representa o anseio de união em torno de um projeto político para Tucuruí.

A imagem vale mais que mil palavras...
Foto do Blog Jornal de Tucuruí.

Enquete, por que a Unidos de Tucuruí vence todos os carnavais em Tucuruí

Queremos saber a opinião dos visitantes do Folha de Tucuruí sobre as vitórias consecutivas da Escola de Samba Unidos de Tucuruí. 

A enquete está no ar, queremos saber a sua opinião...


Você pode escolher mais de uma opção.

sábado 25 2012

Quem não reajustou piso do magistério terá de pagar retroativo

Estados e municípios que não fizeram a correção salarial alegam esperar por posição oficial do Ministério da Educação
    
Agência Brasil – IG último segundo.
    
Mais um ano letivo começou e permanece o impasse em torno da Lei do Piso Nacional do Magistério. Pela legislação aprovada em 2008 e endossada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2011, o valor mínimo a ser pago deveria ter sido reajustado em janeiro, mas como o Ministério da Educação (MEC) ainda não oficializou o novo valor, Estados e municípios ainda não fizeram a correção. Segundo o governo, quem estiver abaixo do piso quando o valor for divulgado terá de pagar a correção retroativa.
    
Fora da lei: Maioria dos Estados não cumpre lei do piso nacional para professor
    
O texto da lei deixar claro que o reajuste deve ser calculado com base no crescimento dos valores do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Se confirmado a previsão de arrecadação, o aumento deverá ser de 21% e  o piso mensal para 40 horas semanais passará de R$ 1.187 para R$ 1.430. Em 20100 era de R$ 1.024 e, em 2009, primeiro ano da vigência da lei, o piso era R$ 950.
    
Na Câmara dos Deputados tramita um projeto de lei para alterar o parâmetro de reajuste do piso que teria como base a variação da inflação. Por esse critério, o aumento em 2012 seria em torno de 7%, abaixo dos 21% previstos. A proposta não prosperou no Senado, mas na Câmara recebeu parecer positivo da Comissão de Finanças e Tributação. De acordo com o MEC, o novo valor será divulgado em breve.
    
Além dos Estados que eventualmente não tenham chegado ao valor que será especificado para 2012, em outubro do ano passado, levantamento do iG mostrava que ainda havia nove Estados que não pagavam o piso de 2011. Das 27 unidades da federação, apenas Acre, Rondônia, Paraíba, Sergipe, Mato Grosso e Espírito Santo cumprem a legislação em vigor.
    
O texto da legislação determina que a atualização do piso deverá ser calculada utilizando o mesmo percentual de crescimento do valor mínimo anual por aluno do Fundeb. As previsões para 2012 apontam que o aumento no fundo deverá ser em torno de 21% em comparação a 2011. O MEC espera a consolidação dos dados do Tesouro Nacional para fechar um número exato, mas em anos anteriores não houve grandes variações entre as estimativas e os dados consolidados.
    
“Criou-se uma cultura pelo MEC de divulgar o valor do piso para cada ano e isso é importante. Mas os governadores não podem usar isso como argumento para não pagar. Eles estão criando um passivo porque já devem dois meses de piso e não se mexeram para acertar as contas”, reclama o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão. A entidade prepara uma paralisação nacional dos professores para os dias 14,15 e 16 de março. O objetivo é cobrar o cumprimento da Lei do Piso.
    
A Lei do Piso determina que nenhum professor pode receber menos do valor determinado por uma jornada de 40 horas semanais. Questionada na Justiça por governadores, a legislação foi confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado. Entes federados argumentam que não têm recursos para pagar o valor estipulado pela lei. O dispositivo prevê que a União complemente o pagamento nesses casos, mas desde 2008 nenhum estado ou município recebeu os recursos porque, segundo o MEC, não conseguiu comprovar a falta de verbas para esse fim.
    
“Os governadores e prefeitos estão fazendo uma brincadeira de tremendo mau gosto. É uma falta de respeito às leis, aos trabalhadores e aos eleitores tendo em vista as promessas que eles fazem durante a campanha de mais investimento na educação”, cobra Leão.
  

Decreto prevê ficha limpa para ser dono de TV

Rádio Ficha Limpa
Futuros sócios de emissoras de radiofusão precisam comprovar não enfrentar processos cíveis e criminais. Especialista critica possibilidade de parlamentares serem donos das empresas.
  
Entre as exigências para evitar o uso de “laranjas” nas licitações para concessões de rádio e TV, o governo federal incluiu obrigação de que os donos das empresas de radiodifusão comprovassem não ter o nome “sujo” e estar com a ficha limpa de processos criminais e cíveis. 
   
O decreto 7670/12 foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) na última terça-feira (17) e obrigou os futuros sócios a apresentarem balanços mais detalhados, parecer de dois auditores independentes sobre a capacidade técnica-financeira do projeto e a pagarem, à vista, o valor da outorga da futura emissora. 
   
Ao mesmo tempo, o governo usou a nova norma para manter a interpretação segundo a qual deputados e senadores podem ser donos de televisões e rádios, inclusive aqueles que compõem a base aliada no Congresso.
  
  
Para participar de uma licitação de radiodifusão, os donos e diretores deverão mostrar certidão negativa de protesto dos cartórios nas cidades onde moraram ou exerceram atividades econômicas nos últimos cinco anos. Antes, a obrigação se restringia aos dirigentes. Sócios e diretores também deverão apresentar certidões negativas cíveis, criminais e eleitorais dos tribunais nas mesmas cidades. 
   
O decreto diz que, caso as ações não tenham terminado, deverá haver uma certidão de inteiro teor para comprovar esse fato, mas não fica claro se os donos das emissoras poderão participar enquanto não forem condenados. A assessoria do Ministério das Comunicações não esclareceu este ponto do decreto.
   
As medidas fazem parte de um conjunto anunciado pelo governo para evitar a ação de especuladores e laranjas nas disputas por concessões de rádio e televisão. No ano passado, o jornal Folha de São Paulo mostrou que “laranjas” eram usados como donos de rádios e TVs no Brasil (veja vídeo abaixo). 
   
Para o especialista em concessões de radiodifusão e professor da Universidade de Brasília (UnB), Venício Lima, o decreto do governo é uma reposta a esses fatos conhecidos de muito tempo, mas até então nunca provados. 
Fonte: congressoemfoco.uol.com.br
---------------------------
Opinião do Folha - Uma boa iniciativa, mas que deveria abranger os ficha sujas que já são donos de emissoras de Rádio e Televisão. 
O Ministério das Comunicações deveria esclarecer este ponto.


Se a moda pega, vai faltar parede no Brasil...

Foto de placa de rua vista em Oeiras, Portugal




Recebido por e-mail.

A vitória do Não tem o número 666, coincidência???

Um comentário de um visitante anônimo nos chamou a atenção sobre uma coincidência no resultado do plebiscito para a criação dos Estados de Carajás e Tapajós.
      
Como todos sabem, a votação no Pará não foi uniforme em todas as regiões, se fosse ai sim tonaria legítimo o resultado. 
   
A região de Belém que tem duas vezes o número de eleitores e a maioria votou no não, enquanto a quase totalidade das outras regiões (Carajás e Tapajós) votaram no Sim, portanto devido a proporcionalidade, o resultado foi injusto para com a população diretamente afetada.
      
Mas, o interessante é que por coincidência o resultado foi de 66.6% para o Não, sendo que na Bíblia Sagrada o número 666 é o número da Besta do apocalipse.
   
Não estamos sugerindo nada, estamos apenas comentando a coincidência...
  

Oh inveja... Teremos um dia um prefeito assim?

Pedimos licença ao Hiroschi para transcrever um trecho da sua matéria: "Prefeito de Curionópolis supera 90% de aprovação".
   
Nós queremos mostrar para a população de Tucuruí que como acontece em Curionópolis, é possível encontrarmos alguém que administre a nossa prefeitura com competência e seriedade. A aprovação do prefeito de Curionópolis é tanta, que muitos acreditam que nenhum partido terá disposição para lançar candidato para concorrer com o prefeito nestas eleições municipais. Até o fim deste mandato, o prefeito Wenderson Chamon (PMDB) pretende asfaltar 100% das ruas da cidade.
   
O segredo do prefeito: Aplicação correta dos recursos da prefeitura de Curionópolis, cujos valores são muito inferiores aos que a Prefeitura de Tucuruí recebe, diga-se de passagem.
   
Esta matéria tem como objetivo reviver a esperança do povo de Tucuruí por dias melhores e mostrar que é possível elegermos um bom prefeito para administrar a nossa cidade, e que quando este dia chegar, com os recursos que temos, seremos um exemplo de cidade desenvolvida e bem assistida pelo poder público. 
   
Só com a economia de milhões com propaganda milionária e enganosa, que com uma boa administração se torna desnecessária para o prefeito, poderemos melhorar em muito a saúde e a educação pública. Vamos ter fé...

Parabéns ao povo de Curionópolis.
   
Vejam a matéria: 
   
Prefeito acompanha asfaltamento.
"A aprovação do prefeito Wenderson Chamon (PMDB) chegou ao patamar de 93%, entre moradores de Curionópolis que o avaliam como Ótimo, Bom e Regular administrador.
   
A última medição do humor da população do município vem no rastro de pesquisa estadual realizada em dezenas de cidades paraenses, e que servirá como parâmetro comparativo para as demais pesquisas a serem feitas até a eleição municipal, em outubro.
   
Apenas 3% da população de Curionópolis consideram o governo dele péssimo, enquanto 4% não quiseram opinar.
  
Não se tem notícia, no Estado, de prefeito mais bem avaliado do que Chamonzinho."  Vejam a matéria completa.
    

Moradores do Nova Conquista fizeram protesto em frente à PMT

Moradores do Bairro Nova Conquista que moram em casas de amigos, parentes e de aluguel, protestaram em frente do Prédio da prefeitura e reclamaram de um terreno abandonado que serve de abrigo para marginais, drogados e para "desova" de cadáveres, terreno este que poderia ser comprado ou desapropriado pela Prefeitura para ser loteado e doado para as pessoas carentes que precisam e não tem onde morar.
   
Os moradores reclamam que o prefeito prometeu inúmeras vezes construir casas populares para as pessoas carentes, tendo inclusive feito cadastros para a distribuição de casas, mas que até agora não fez nada do que prometeu. Funcionários da PMT, informaram aos cidadãos que o prefeito não estava na prefeitura, pois está viajando.
   
Segundo comentários (que não conseguimos apurar a veracidade), o prefeito supostamente teria viajado para passar o carnaval em Fortaleza, destino preferido para recreação do ex-prefeito Cláudio Furman, do qual Sancler pode ter herdado a preferência.
   
Se o comentário for verdadeiro, até que preferir Fortaleza, a ver a mesmice repetida e assistir a Unidos de Tucuruí ser a campeã do carnaval em Tucuruí, não é uma má escolha e nem uma má ideia, qualquer tucuruiense que tivesse dinheiro sobrando faria o mesmo...
  
Enquanto isso, o pobre tucuruiense que não tem dinheiro e não é marajá da prefeitura, fica em Tucuruí, sem casa, sem eira nem beira, vivendo de promessas e de favores. Mas pelo menos estão acordando, protestando e reclamando, o que já é um bom começo...
  
Vejam a entrevista com moradoras do Nova Conquista:
   

sexta-feira 24 2012

Lixo médico no HRT

Lixo médico com agulhas,seringas, bisturi e sangue em caixas de papelão no HMT.  Risco de doença para população, funcionarios e pessoal que transporta o mesmo, sabe Deus onde. 

Cadê a caixa  propria para transporte e manuseio do mesmo? 

 Fiscalização? 

Na UPA vai ser igual?

Matéria recebida por E-mail.

Cheia do Tocantins em Tucuruí

Com a cheia do Rio Tocantins as águas começam a invadir a parte baixa da cidade e o cais de Tucuruí.

Com a construção e funcionamento da hidroelétrica de Tucuruí, as cheias não têm sido muito grandes como era antigamente. Os ribeirinhos apesar dos transtornos preferem continuar residindo na beira do rio. 

Os que foram para o conjunto habitacional “Nova Matinha” construído pela prefeitura em área imprópria (um pântano) com recursos do Ministério das Cidades, nem por isso estão livres dos constantes alagamentos no bairro e os transbordamentos da fossas das suas casas no período das chuvas. 

Pelo menos na beira do rio, os que se recusaram a mudar, tem uma bela vista, um balneário gratuito e um mandi fresco e saboroso na mesa, que é pescado nesta época no cais à noite.

Nível do Rio hoje: 14/02/2012 
Mínimo 10,32 - 20h00min horas.
Máximo 10,69 - 10h00min horas.

Este boletim é emitido nos dias úteis e está disponível na web site da Eletronorte3.
Emitido pelo Setor de Estudos e Análises da Operação - OGHOE
1 Vazão.

Agora vejam algumas imagens da cheia do Tocantins em Tucuruí:









Região Norte tem maior número de mortes por raios no Brasil, diz estudo inédito

BBC Brasil - (Brasília) 08:06 GMT
   
Para especialista, arma contra raio é informação (Foto: Jacomo Piccolini)
   
No país com a maior incidência de raios do mundo, a probabilidade de ser vítima desse fenômeno é ainda maior na região norte do Brasil. Em 2011, 25% das mortes desse tipo aconteceram nos Estados da região, segundo um estudo inédito do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
   
Das 81 pessoas que morreram ao serem atingidas por raios em 2011, 20 estavam no Norte. A região é seguida pelo Centro-Oeste, com 22% das mortes; do Nordeste e Sudeste, com 20% cada; e pelo Sul, com 13% do total.
    
De acordo com Osmar Pinto Junior, coordenador do Elat, o motivo que mais influencia o número de vítimas fatais é a falta de acesso a informações sobre como se proteger de raios.
    
"Se você vai para as regiões onde o acesso à internet ou à imprensa é mais restrito, o número de mortos por raios aumenta", explica. O levantamento mostra ainda que 80% dos casos de morte por raio podem ser evitados se a pessoa souber como agir em uma tempestade.
    
Para demonstrar a importância da divulgação de como se proteger, basta pegar outro dado crucial da pesquisa, que analisou o fenômenos nos últimos 12 anos.
    
“No Sudeste, o número de mortos desde 2000 vem diminuindo, apesar de a incidência de raios ter se mantido. Isso mostra o impacto positivo dessa conscientização, que se dá principalmente por meio da internet e da imprensa", afirma Osmar.
    
Brasil é o país com maior incidência de raios no mundo (raios por ano).
   
Brasil - 57, 8 milhões.
República Democrática do Congo – 43,2 milhões
Estados Unidos – 35 milhões.
Austrália – 31,2 milhões.
China – 28 milhões de raios.
    
Segundo o coordenador, a tendência de se ter menos mortes entre habitantes mais informados, e vice-versa, é semelhante em países como os Estados Unidos. Os dados americanos foram analisados inclusive para que a criação pelo Elat de uma cartilha do que fazer – e o que não fazer – em caso de tempestades com raios.
    
"Analisamos as principais situações em que há fatalidades por raios no Brasil e elaboramos as recomendações de acordo com a realidade brasileira. Já que as regras de proteção em vigor nos Estados Unidos, por exemplo, não se aplicam ao Brasil", explica Osmar.
    
Ele cita como exemplo o fato de nas cartilhas americanas haver a recomendação de não se jogar golfe durante tempestades. No Brasil, essa é uma recomendação menos urgente, visto que o esporte é bem menos popular por aqui.
    
No Brasil, a circunstância que mais mata por raios é praticar atividades agropecuárias ao ar livre, como cuidar de animais em descampados e trabalhar em plantações com enxadas, pás, facões e instrumentos semelhantes.
    
Incidência de raios
    
Ranking de incidência de raios que atingem, por ano, o solo no Brasil
    
Amazonas - 11 milhões
Pará – 7,38 milhões
Mato Grosso – 6,81 milhões
Rio Grande do Sul – 5,18 milhões
Mato Grosso do Sul – 4,24 milhões
    
A segunda causa que mais provoca mortes é ficar próximo a veículos como carros ou andar de moto ou bicicleta. Em seguida, estão casos de mortes em áreas abertas, especialmente em praias, campos de futebol ou próximo a árvores e cercas.
    
Ficar perto de objetos que conduzem eletricidade, como telefone com fio ou celular conectado ao carregador, também está entre as principais causas desse tipo de morte.
    
Esse tipo de circunstância é bem mais comum na região centro-oeste, que concentra 20% dos casos, em comparação com 1% no Sudeste. “Esse dado sugere que as redes de telefonia nesta região não são tão protegidas como em outras”, diz Oscar.
    
Fuja dos raios
    
O melhor abrigo, segundo o coordenador do Elat, para evitar os raios é permanecer em um carro, com portas e janelas fechadas, sem encostar na lataria até o fim da tempestade. No Brasil, não há registro de mortes dentro de veículos fechados.
    
Risco
    
Probabilidade de morrer ao ser atingido por raio (por milhão de habitantes, por ano):
    
Brasil: 0,8- em média
Estados Unidos e Europa: 0,2 - em média
    
Mas e quando se está em uma área descampada, longe um carro?
"Uma das alternativas é se refugiar em prédios ou outras construções propriamente ditas", afirma Oscar. No entanto, ele reconhece que essa pode não ser uma opção viável e que o recomendável é ter um sistema de alerta de raios, especialmente em parques e até em grandes fazendas.
    
"É possível se ter um equipamento no próprio local ou, uma opção mais sofisticada, receber o alerta de instituições meteorológicas."
Em São Paulo, um exemplo seria o Parque Villa-Lobos, na zona Oeste. Nos últimos 10 anos, duas pessoas morreram ao ser atingidas por raios, além de uma segurança que foi atingida no ano passado e sobreviveu.
    
De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, que administra o parque, há para-raios e dispositivos semelhantes instalados em todo o parque.
    
No entanto, "o sistema de alerta anterior à tempestade ainda não foi instalado, já que ainda está na fase de elaboração de um estudo do sistema na área".
   

Artista japonês cria mundos em miniatura em bonsais

 BBC Brasil - Foto: Takanori Aiba
    
O artista japonês Takanori Aiba criou mundos em miniatura em árvores de bonsai, usando materiais como papel craft, plástico e resina acrílica. 
   
Acima, um castelo circunda a pequena árvore até seu galho mais baixo.
  

quarta-feira 22 2012

Todas as nossas ações têm conseqüências...

Cartaz colado acima do vaso sanitário, em um toilet numa lanchonete de famosa rede fast-food:

Prezado Cliente:

Pense bem antes de jogar papel no vaso sanitário, pois a mão que desentope o vaso é a mesma mão que serve o seu sanduíche.

Temos duas lixeiras. Por favor, utilize-as.


Cine Terror apresenta: O Açougue...

Tipo exportação... Incentivada pela impunidade, a "eficiência" e a sofisticação da bandidagem se aproxima da perfeição no Pará


A matéria "Medo em Barcarena" do Blog da Franssinete comenta que existem indícios de que órgãos humanos estariam sendo comercializados em Barcarena e contrabandeados para outros paises.

Comenta ainda que a ALBRAS vai demitir 1200 funcionários e ameaça fechar de vez,  se o preço da energia elétrica continuar subindo no Pará. Não é segredo que apesar da usina de Tucuruí, o paraense paga a energia elétrica mais cara do Brasil.

Que a população do Pará já estava a muito tempo sendo vendida e comprada pelos políticos corruptos, não é novidade, mas parece que os bandidos não estão se contentando mais só com os lucros da corrupção, os criminosos além do dinheiro que roubam dos cofres públicos, estão vendendo o povo do Pará como gado no matadouro. Só falta começarem a fazer inseminação artificial para "apurar a raça" e a qualidade dos órgãos para que alcancem maior preço nas exportações. 

É isso aí, o povo que aceita tudo e se comporta como gado, não é de se admirar que seja tratado como tal.

Mas o que importa tudo isso se o Pará é grande???

Libertas Quæ Sera Tamen

Liberdade ainda que tardia!!!

Tapajós prepara outro plebiscito

  

Movimento Pró Tapajós prepara novo projeto
   
Sidnei Rocha
  
O movimento que luta em Santarém e na região pela criação do Estado do Tapajós prepara um novo projeto para tentar a aprovação do documento em Brasília.
Segundo o vereador Reginaldo Campos, membro do movimento, o projeto volta muito mais forte. No próximo mês uma emenda será apresentada no Congresso Nacional para tentar mudar as regras da lei que foi apresentada no Plebiscito.
   
Fonte: Portal Guarany
-----------------------------------
    
Opinião do Folha – Impedir a criação do Tapajós e Carajás é como um homem tentar manter ao seu lado e na marra uma mulher que não gosta dele. Ele pode até conseguir que ela fique por algum tempo, mas cedo ou tarde ela vai embora.
   
Carajás e Tapajós continuarão tentando, tentando, tentando, até que a as regras sejam mudadas e a população da região possa decidir por si mesma o seu destino, ou até que a população das duas regiões se torne a maioria no Pará. A separação é inevitável, é só uma questão de tempo.
    
Enquanto isso continua o desgaste do governo paraense e dos políticos do não, que vão ter que brigar entre si pelos votos de Belém e do Pará remanescente.

segunda-feira 20 2012

Primeiro hambúrguer de carne artificial deve ir à mesa em outubro

Imagem meramente ilustrativa.
Gerado a partir da reprodução de células-tronco bovinas, tecnologia pode ter imensas implicações no mercado bovino
  
iG São Paulo
  
O primeiro hambúrguer de carne criada em laboratório, a partir da reprodução de fibras musculares geradas de células-tronco bovinas, poderá ir à mesa em outubro deste ano, disse o líder do projeto de criação de carne artificial da universidade alemã de Maastricht, Mark Post, na reunião anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência, em Vancouver, no Canadá.
  
Nicholas Genovese(R) e Vladimir Mironov no laboratório simplórico e com equipamentos de ponta para desenvolver carne artificial
  
E, de acordo com o jornal Financial Times, onde a notícia foi publicada, o pesquisador quer convidar o célebre chefe de cozinha Heston Blumenthal para prepará-lo - Blumenthhal é dono do restaurante inglês The Fat Duck, eleito em 2005 o melhor do mundo pela Restaurant Magazine.
  
Segundo informações publicadas pelo jornal, a carne feita em laboratório, ao menos por ora, não tem a aparência suculenta de um grosso bife mal passado de churrascaria, porque não têm sangue. É, ao contrário, de uma palidez rosacea e amarelada. Por isso, o visual é um dos pontos nos quais a equipe de Post sabe que terá que concentrar esforços daqui para frente.
  
Caso de fato vingue, a tecnologia poderá ter imensas implicações para o Brasil, maior exportador de carne do mundo. Segundo os pesquisadores, uma das grandes vantagens de se produzir carne em fábricas é o rendimento. No campo, somente 15% das proteínas vegetais ingeridas pelos animais é efetivamente transformada em carne. 
  
Em laboratório, existe a expectativa é chegar a 50%.Um das curiosidades a respeito da produção de carne em laboratório é que, para que cresçam, as fibras musculares precisam ser exercitadas. Por isso, são flexionadas e esticadas nos discos nos quais são produzidas e alimentadas com proteínas vegetais e nutrientes semelhantes aos encontrados na dieta dos bovinos. 
    
Até que o processo possa ser reproduzido em escala indústrial, porém, os pesquisadores estimam que levarão ainda de dez a 20 anos.
   
Em tempo: de acordo com as mesmas fontes, células de gordura, para garantir o sabor dos hambúrgueres, também estão sendo testadas em laboratório, e serão misturadas às fibras musculares.
-------------------------------
Imaginem se esta cena fosse real...
Opinião do Folha - Este é um grande passo para que a humanidade cesse a matança e assassinato cruel dos animais. 
   
Falta pouco para que possamos viver sem precisar matar os animais para nos alimentar. 
   
Só quem já viu de perto o abate de bois, porcos e outros animais sabe com que crueldade estes pobres animais são mortos.
   
A humanidade está evoluindo, não com a rapidez que queríamos, mas está evoluindo sim, graças a Deus.
  

Conselho...

"Agora, a presidente pode baixar o decreto e dizer: no meu governo, para nomear eu quero a biografia, eu quero a ficha de quem é o cara e a competência para exercer o cargo" "(Senador Pedro Simon, do PMDB gaúcho), em conselho que também deveria ser seguido pelo governador Simão Jatene".

Trecho da matéria: “Requisitos básicos” do Blog da Franssinete.

Nepotismo na Eletronorte?

Autor: Sávio Pedrosa de Oliveira

Informamos que suas considerações foram recebidas e serão registradas no Sistema Informatizado de Ouvidoria.

Pedimos que aguarde novo contato.

Att,



OUVIDORIA DO TST

Sávio Pedrosa de Oliveira escreveu:

Senhores Ministros a Eletronorte/Eletrobrás tem muita gente contratadas em empresas terceirizada, filhos, irmãos, mulheres e outros parentes, a maioria desses parentes são de funcionário que se aposentaram e continuam trabalhando na empresa, essas empresas na sua maioria são de ex-funcionários e para não transparecer que são contratados as empresas terceirizadas usam uniformes identicos os que são usados pela eletronorte/eletrobras, isso para tentar enganar as pessoas que estão desempregadas esperando um concurso público, além de parentes ainda tem pessoas que são indicadas por políticos de Brasília. Por favor essa resposta que me enviaram é legal? A empresa está agindo corretamente?
---------------------------------
Insistência!!!
Resposta do Folha - Se os contratados terceirizados tem parentes em cargos de chefia na Eletronorte é nepotismo sim.

Colha provas, como por exemplo: Nome das empresas terceirizadas, nome, função e local de trabalho dos funcionários e parentes de chefes da Eletronorte, incluindo grau de parentesco...

Com as provas em mãos, faça a denuncia ao Procurador da Justiça do Trabalho (Marabá), E ACOMPANHE AS AÇÕES DO MPT, denunciar e FICAR QUIETO não funciona, seja chato, insistente e persistente que a justiça funciona...

Dormientibus non sucurrit jus - O direito não socorre os que dormem.