Alterar o idioma do Blog

sexta-feira 01 2013

Finalmente um bom exemplo: A democracia chegou às escolas de Marabá

Matéria do Blog do Hiroshi.
  
Não temos o hábito de publicar matérias de outros Blogs, a exceção é quando temos uma matéria de grande interesse público, que valha a pena dar o máximo de publicidade possível. 
   
É o caso desta matéria que é um exemplo a ser seguido pelos prefeitos de todo o país. 
   
Parabéns ao Prefeito João Salame de Marabá.
   
Vejam a matéria:
   
Salame comemora eleição direta -”A democracia chegou às escolas de Marabá”
      
João Salame (PROS) - Prefeito de Marabá/Pa.
A aprovação, pela Câmara de Marabá, do projeto de Lei do Executivo, que regulamenta a eleição direta para diretores das escolas municipais, mudará significativamente a relação entre os agentes responsáveis pela disseminação do conhecimento e os poderes constituídos.
    
Todos sabem, atualmente a comunidade escolar não pode escolher o diretor e, na maioria das vezes, o critério para essa escolha é o apadrinhamento político.
    
Em pleno século 21, onde se experimentam diversas conquistas institucionais e tecnológicos em nosso País, é inaceitável que as escolas da rede pública continuem sem o direito de debater e decidir sobre quem será o gestor.
    
“Não podemos aceitar um modelo de gestão fechada e autoritária”, explica, pelo telefone, o prefeito de Marabá, João Salame, que desde a campanha eleitoral, em seus compromissos de governo, já defendia a eleição direta e garantia, priorizá-la, quando assumisse o governo.
    
Conforme explica Salame, “o novo cenário não significa apenas o tão propalado avanço democrático no interior das unidades educacionais de Marabá: a democratização da gestão escolar será um exercício de cidadania para os alunos. A escola tem uma influência enorme na formação de um cidadão, então, porque não iniciar o exercício de democracia nesse ambiente?”, pergunta -, para concluir:
    
- “É inaceitável estar exclusivamente nas mãos da classe política, a decisão pela escolha dos gestores de escolas públicas. Agora, com a eleição direta, educadores, alunos e pais de alunos poderão contribuir na formação de uma nova concepção dos gestores educacionais. A democracia chegou na Escola”.
    

3 comentários:

  1. Sou completamente a favor da eleição para diretores das escolas, principalmente porque esses apadrinhados que são colocados na direção chegam querendo ganhar prestígio as custas de humilhar, pressionar os funcionários tudo isso para agradar o padrinho político e fazem uma administração escolar tão ridícula e sem ética fazendo com que as pessoas trabalhem pressionados.

    ResponderExcluir
  2. Viva a democracia! Tucuruí precisa aderir a isso.
    Fora os diretores ditadores!

    ResponderExcluir
  3. Tem que ter GESTÃO DEMOCRÁTICA neste município, onde os pais de alunos e a comunidade votem em pessoas competentes para dirigir as escolas. Isso é LEI. Todos os diretores concursados são pessoas competentes . Mas os apadrinhados "NÃO ".
    Humilham e exploram os funcionários.Quando isso vai acabar. Quando a comunidade não se dá bem , ela tira. .

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.