Alterar o idioma do Blog

quarta-feira 08 2017

PMT e Eletronorte são as maiores vilãs do meio ambiente em Tucuruí

Rio Tocantins - A ELETRONORTE está comprometendo a piracema e a reprodução dos peixes em Tucuruí.
             
A PMT cometeu ou apoiou os maiores crimes ambientais da história de Tucuruí.

Os dois mandatos do ex-prefeito Sancler Ferreira (PPS), foram um desastre para o meio ambiente em Tucuruí. A Prefeitura não só cometeu os maiores crimes ambientais da história do município, como foi conivente com outros crimes ambientais, tudo está registrado em matérias do Folha de Tucuruí, é só pesquisar.
        
ELETRONORTE está destruindo a piracema e comprometendo a desova dos peixes no Tocantins abaixo da Hidroelétrica de Tucuruí.

Agora a vilã é a Eletronorte que hipocritamente exibe prêmios pelos projetos ambientais, e por baixo dos panos comete um dos maiores crimes ambientais contra a piracema no Rio Tocantins. Enquanto a SEMA, SEMMA e IBAMA fazem operações contra os pescadores e vendedores de peixes, que tentam ganhar a vida e sustentar as suas famílias com a pesca e revenda do pescado, a ELETRONORTE trabalha em sentido inverso e destrói todos os dias todo este trabalho de proteção da piracema.
        
Claro que ganhar a vida não é desculpa para cometer crimes, ainda mais crimes ambientais, no entanto a situação fica complicada quando é o próprio poder público quem comete o crime, enquanto este mesmo poder público pune severamente o cidadão comum. Onde está o IBAMA e as SEMAS tão rigorosas com o cidadão e tão "cega" quando o crime é cometido pelo próprio poder público?
            
Os pescadores e ribeirinhos estão indignados com a ELETRONORTE que simplesmente eleva e rebaixa contínua e diariamente o nível das águas do Rio Tocantins no período de desova dos peixes à jusante da Barragem de Tucuruí. Não bastasse a Eletronorte ter interrompido a passagem dos peixes na piracema com a construção da hidroelétrica, agora está acabando com a piracema e destruindo as ovas dos peixes com o aumento e diminuição diária do nível das águas do Tocantins.
             
Quando o nível do rio sobe, os peixes que não conseguem subir o rio por causa da Barragem, desovam nas margens do rio entre a vegetação submersa na esperança vã de proteger seus ovos, mas logo em seguida a ELETRONORTE represa as águas e os ovos se perdem ressecando e comidos pelos animais como os urubus, cachorros e gatos vadios. 
          
Os pescadores conversaram conosco e muitos contaram com lágrimas nos olhos, que todos os dias presenciam a destruição das ovas dos peixes sem poder fazer nada, e temem pela escassez do pescado nos próximos anos devido à ação criminosa e irresponsável da ELETRONORTE.
            
Esperamos que o MPE e MPF tomem as providências cabíveis para salvar pelo menos as ovas deste resto de piracema. Queremos ver também se a SEMMA do Município vai tomar as providenciam cabíveis, mostrando para a população de Tucuruí, que a defesa do Meio Ambiente em nossa cidade agora é coisa séria, e não tem dois pesos e duas medidas como no passado, e se o pau que bate em Chico também bate em Francisco, ou seja, que a Lei agora passou a ser igual para todos.
            
Quem quiser comprovar a nossa denúncia é só conversar com os pescadores e os ribeirinhos à jusante da Hidroelétrica, que nos pediram pelo amor de Deus pra fazer esta matéria, se esta situação não for resolvida, sejam coerentes e liberem a pesca, porque a piracema está completamente comprometida no Rio Tocantins abaixo da barragem de Tucuruí.
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.