Alterar o idioma do Blog

terça-feira 31 2012

IASEP – Descaso e irresponsabilidade criminosa para com os servidores do Estado do Pará


É uma vergonha o que a direção do IASEP (Instituto de Assistência aos Servidores do Estado do Pará) está fazendo com os Funcionários Públicos Estaduais em Tucuruí. Pobre do servidor do Estado que ficar doente e precisar deste órgão.
   
A “Via Sacra” do servidor começa logo de início no cadastramento. Para ser atendido pela primeira vez o servidor tem que se cadastrar, no site do IASEP consta a relação de documentos a serem apresentados, mas quando o servidor chega ao órgão eles exigem outros documentos, fazendo com que o servidor doente e debilitado se estresse ainda mais com a perda de tempo.
   
Mas não para por aí, para apresentar atestado médico para licença por motivo de doença por mais de quatro dias, o IASEP EXIGE a perícia com médico da instituição, e aí começa realmente o pesadelo.
   
Em primeiro lugar o paciente tem que adivinhar onde se localiza o IASEP em Tucuruí, pois o mesmo está localizado em cima da Farmácia Droga Norte na Travessa Lauro Sodré, e não tem sequer uma placa indicando que ali funciona o atendimento da instituição.
   
Depois de localizar o prédio, o paciente caso vá com veículo próprio tem de rezar para conseguir estacionar perto do prédio, caso contrário tem de andar muito.
   
Vencidas estas três primeiras etapas, o sofrimento do paciente (alguns são deficientes físicos e outros recém-operados) aumenta e continua... 
Ao chegar à frente do prédio o paciente se depara com uma escada enorme, bastante íngreme e com degraus estreitos, agora imaginem um deficiente físico ou uma pessoa operada escalando uma escada como esta.
   
Após a escalada da escada o paciente tem de ser muito paciente para esperar o perito chegar (não tem hora certa para atendimento, eles marcam para "depois" das nove, "depois" das onze...) e esperar a sua vez de ser atendido, o que às vezes demora horas. Isso sem contar com o acesso (quando tem) ao banheiro e até mesmo a um bebedouro que ficam nos fundos atrás de uma porta fechada.
   
Caso o paciente tenha complicações em seu tratamento e tenha que apresentar outro atestado médico começa tudo de novo, menos o cadastramento, mas o resto é a mesma coisa.
   
Ora, uma instituição que atende pessoas com problemas de saúde tem de no mínimo oferecer acessibilidade, isso é óbvio. Por coincidência o prédio em questão, pertence e é alugado de um político local que tem grande influencia junto ao governo municipal e estadual.
   
Mas a pergunta que não quer calar é: Por que o IASEP resolveu se instalar em um prédio e local tão inadequado?
   
Outra pergunta que não quer calar: Os servidores do Estado não tem um sindicato para defendê-los e denunciar esta situação à justiça? 
   
E os próprios servidores, porque se submetem calados e conformados a este abuso? Será que é porque eles não têm consciência dos seus direitos, ou não tem voz na imprensa, ou tem medo, ou ainda porque não acreditam que alguém possa fazer alguma coisa?
   
Com a palavra o Ministério Público, os sindicatos dos Servidores do Estado do Pará e o Conselho de Saúde.
   
Vejam as imagens do absurdo.
     
O IASEP, prédio sem identificação.
   
Sala de atendimento, o banheiro e a água ficam atrás da porta nos fundos que fica normalmente fechada.
     
A escada que tem de ser escalada pelos pacientes para fazer a Perícia.
    
ISSO É UMA VERGONHA!!!
    

32 comentários:

  1. o IASEP, nunca prestou em Tucuruí a começar pelo prédio da Santa Terezinha que é lixeiro e agora na Lauro Sodré e uma arapuca, além de todos esses problemas elecandos na postagem que são verdadeiros, ainda tem o pessimo atendimento nos hospitais conveniados em Tucuruí, que aliás são, somente dois.

    ResponderExcluir
  2. Sou funcionaria da educação, sei que o IASEP está neste prédio, por que foi cedido, para que seja reformado o prédio do IASEP, pelo o fato de ser o único prédio do estado que tinha uma sala desocupada. Conheço a diretora do IASEP, pois quando vou fazer alguma Guia ela esta sempre la,não tenho amizade, mais foi a única que conseguiu com que o prédio fosse reformado,pois estava para cair na nossas cabeças. Tenho conhecimento também por ser funcionaria do estado, que o IASEP,não tem gerencia sobre o médico que faz pericia,é outro departamento, vocês deveriam saber para poder esta dando informação, ESSE PREDIO desde governo anterior foi alugado para educação, lembra funcionava a GERENCIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não interessa o motivo pelo qual o IASEP está em um local inadequado, o fato é que está em um local inadequado e quem precisa de perícia está sendo penalizado e está colocando a sua saúde e a sua segurança em risco.

      Também não importa há quanto tempo o prédio está alugado para o Estado, estamos falando de agora, do presente.

      Será que não existe em toda Tucuruí nenhum outro local mais adequado para o médico perito atender?

      Já que o Governo do Estado do Pará está tão falido e pobre que não consegue alugar uma sala, e está tão sem prestígio que não consegue um local decente e adequado emprestado para a perícia do IASEP, sugiro que peçam uma sala emprestada para o SINTEP ou quem sabe para a ASERT, com certeza eles fariam esta caridade.

      Esta situação existe na verdade porque a direção da instituição não se importa, e porque não tem ninguém para defender os servidores do Estado.

      Obrigar o funcionalismo a colocar a sua saúde em risco em um local inadequado como este é falta de responsabilidade e um descaso criminoso para com a vida humana.

      Em vez de procurar justificar o injustificável e partidarizar a discussão, vocês deveriam procurar soluções, os servidores estão sofrendo AGORA e é agora que vocês deveriam resolver a situação.

      Se as instalações do IASEP estavam deterioradas é porque faltou manutenção, faltou reforma, e faltou uma administração competente, isto é um fato, o resto é só lari lari que não resolve e não leva a lugar algum.

      Parem de enrolação e digam quais providências vão tomar (se é que vão tomar alguma) a respeito, é isso o que interessa.

      Excluir
    2. Outra coisa, pelos cartazes nas paredes o tal prédio onde está o IASEP abriga um departamento da URE, mas a URE não tem um prédio próprio em Tucuruí e que por sinal é novo e bem grande???

      Excluir
    3. Outra coisa, queremos avisar que se houver complicações no estado de saúde do parente do nosso colaborador devido a escada e a espera pelo perito, nós vamos processar o Estado e o médico que está permitindo e sendo conivente com estes abusos.
      Quem conhece a equipe Folha sabe bem que cumprimos com o que prometemos.

      Excluir
  3. Comentário moderado por ter sido escrito com letra maiúscula.

    ResponderExcluir
  4. A matéria do IASEP repercute nos blogs de Belém. http://pererecadavizinha.blogspot.com.br/2012/07/a-impressionante-via-crucis-dos.html

    ResponderExcluir
  5. Um dos nossos colaboradores levou um parente recém operado e que tinha retirado os pontos no dia anterior para fazer a perícia no IASEP, e ficou horrorizado com o que viu, depois de subir e descer a tal escada e de esperar durante duas horas e meia pela perícia, o parente do nosso amigo chegou em casa sentindo fortes dores e precisou ser medicado. Esta situação é desumana e criminosa e tem de ser resolvida o mais breve possível.

    ResponderExcluir
  6. Não existe desculpa para o Iasep, em Tucuruí ele nunca prestou. A contribuição que o servidor desconta de seus salarios em Tucuruí é o mesmo valor que os servidores descontam na capital, mas por aqui sempre foi descaso, agora, ficou ainda pior. O Iasep em Tucurui e caso de justiça, pois arrecada e não oferece o serviço adequado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é uma vergonha a grande verdade nem a folha e nem os anônimos estão preocupado com a saúde de ninguém esta fazendo politica. conheço muito bem a folha

      Excluir
  7. Este prédio funciona o NTE ( Núcleo Tecnológico de Ensino), faz parte sim do Governo do Estado, e consequentemente da URE.

    ResponderExcluir
  8. não que é policial que tem quer ser melhor do que os outros

    ResponderExcluir
  9. você que compara Tucurui com belém cara,ACORDA ##### o governo passado era Ana Julia lembra em

    ResponderExcluir
  10. em resposta a Não existe desculpa para o Iasep, em Tucuruí ele nunca prestou. A contribuição que o servidor desconta de seus salarios em Tucuruí é o mesmo valor que os servidores descontam na capital, mas por aqui sempre foi descaso, agora, ficou ainda pior. O Iasep em Tucurui e caso de justiça, pois arrecada e não oferece o serviço adequado

    ResponderExcluir
  11. acho que vocês estão querendo fazer politica,conheço a policial que foi fazer a pericia esta muito bem e obrigado, denuncie ##### sua aparente na sead,quem esta candidato é o ######## não é o governador concordo com a falta de acesso ao portadores de deficiência,que não tem nos órgão publico tanto do estado como do município,não´é brincadeira dizer que a SINTEP ASERT é um local de livre a sessor a deficiente.cade o SINTEP que os alunos deficientes estão estudando no Chão,por que não tem uma cadeira para sentar.

    ResponderExcluir
  12. acho que o IASEP tem um bom atendimento e também bom convenio nas melhores clinicas de Tucurúi. em qualquer lugar pagando ou com plano de saúde tem fila,veja a clinica Tucuruí que para conseguir uma consulta tem que ir as 6 horas da manha se não não consegui. só por que foi uma policial que não foi atendida pelo o perito que não é do órgão, que foi você ##### que levou.não co

    ResponderExcluir
  13. o médico perito não é do quadro do IASEP,tem que denunciar o órgão que o perito pertence e que paga seus salario SEAD secretaria de administração do estado. aqui em tucurui tem um bom atendimento IASEP ,imagina se nos funcionários não tivessem esse convenho,meu pai quase morreu e teve um bom atendimento aqui e quando foi para belém em melhores clinicas e hospitais,ta chorando de barriga cheia,vai na asert ou para o sus para ver como fica,tem que denunciar é o medico que faz pericia,se você esteve la com certeza foi procurar o médico de pericia e não o IASEP, você esta ###### fazendo politica,por que é o genro do ##### que é o médico

    ResponderExcluir
  14. Lendo esses comentários fico impressionado o quanto o nosso povo de Tucuruí é iguinorante se tratando de política e cidadania. Meu povo, porque vocês estão assim tão irritados com essa matéria? Por causa de sua suposta intenção política? Porque o pessoal do Folha de Tucuruí são supostos adiversários? Caros tucuruienses, politicagens a parte, não devemos achar correto um local de perícia médica em que as pessoas portadoras de nessecidades especiais estão impedidas de ter acesso, existem leis que tratam desse assunto especificamente. Por tanto, não há o que discutir. Agora o que me assusta é como tudo aqui se acaba em politicagem, ninguem leva nada à sério, ninguém tem respeito próprio, muito menos com o próximo. E tem mais, o atendimento lá é ruim mesmo, já fui vítima desse descaso no IASEP/TUCURUÍ e sei como lá de fato é, tendo politicagem ou não a matéria não está falando nenhuma mentira. Se tem alguem tão feliz com o atendimento desse orgão aqui em nossa cidade, é porque essa pessoa não sabe o que é ter seus direitos respeitados. Pare e pensem, não sejam tão ignorantes SUS, educação, previdência social e outros orgãos mais só funcinam assim tão mau porque há muitas pessoas que se curvam diante de situações como esta. Parabéns ao folha pela matéria, ela é mais do que pertinente! Nota "Zero" para o IASEP de Tucuruí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estão irritados por vários motivos: primeiro porque tem parente de político sendo criticado, segundo porque este pessoal está acostumado a serem temidos e ficam loucos quando criticados, terceiro quando chega às vésperas das eleições muitos ficam com medo de ficarem desempregados, pois não tem competência para arranjar um bom emprego, para estes a eleição é uma questão de vida ou morte, só pensam nisso e fazem das eleições o seu objetivo de vida, nem se lembram de que tem eleição de dois em dois anos e de vez em guando um plebiscito pelo meio, e que a vida continua e não para.
      Como só pensam 'naquilo', acham que todo mundo é igual a eles e que o povo tem que aguentar os abusos e engolir sapos calados e sem reclamar, só porque é período eleitoral.
      São cegos e pobres de espírito. Mas fazer o quê? Deixa pra lá, são dignos de pena...

      Excluir
  15. Será que em Tucuruí não há um prédio disponível que atenda as especificações descritas nas leis que amparam os portadores de nessecidades especiais? Será? Será que em Tucuruí não há autoridades que possam fiscalizar e fazerem as leis serem cumpridas? Será? Passamos a palavra ao Ministério Público, Conselho Municipal de Saúde, OAB e a Vigilância em Saúde do Trabalhador.

    Vejam a lei 10.048/2000
    Art. 4º

    Vejam também a lei 10.098/2000
    Art. 1º;
    Art, 2º I, II b
    Art. 7º
    Art. 11º II

    Sera que o IASEP de Tucuruí se enquadra nessas leis? Porque será que minguem faz nada? Porque será que algumas pessoas apoiam o que está acontecendo? (visto nos comentários) Busquem respostas para essas perguntas e tomem atitudes de cidadãos!

    ResponderExcluir
  16. Mais três perguntas que não querem calar.
    Quem é o dono do prédio onde está o IASEP?
    Qual é o valor do aluguel?
    Por que motivo o IASEP está lá?

    Sou contribuinte do IASEP e quero saber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O prédio não e alugado para o IASEP,E SIM PARA A SEDUC,funciona um departamento que se chama NTE ( Núcleo de Tecnologia Educacional Tucurui), no qual foi cedida uma para o IASEP provisoriamente ate término da construção do seu prédio,o valor do aluguel procurem no diário oficial e estará nome do dono do imóvel.

      Excluir
  17. Se tem alguem querendo se promover politicamente, não sou eu o que eu sei é que isso só acontece em tucuruí, quando quero usar esse convênio tenho que procurar outra cidade, tucuruí é campeão em dá esses exemplos de descaso

    ResponderExcluir
  18. Sou servidora pública, usuária do plano de saúde do IASEP e lendo a publicação feita por vocês vejo que não se passa de pura politicagem, pois deveriam se iformar primeiro antes de ficarem falando absurdos sem fundamentos. 1º não é o IASEP que exige perícia como se é mensionado na matéria acima, mas sim em todo sistema municipal, estadual ou federal, em todo órgão em que o funcionário necessite se ausentar do seu trabalho por motivo de doença é necessário passar pelo médico do trabalho (períto) para que se faça a avaliação pericial para que seja justificado a sua falta. 2º o médico perito não é do IASEP e sim da SEAD, 3º a gerencia do IASEP não tem culpa se em Tucuruí só existem 3 hospitais e mesmo assim vemos que 2 atendem o plano. 4º o prédio não é do IASEP, onde na matéria se fala que ele abriga um departamento da URE, mas sim o contrário, ele é que abriga o IASEP. Antes de falarem demais, pensem no povo e não em política para que não possam atrapalhar a vida daqueles que realmente precisam dos serviços do IASEP e da Perícia Médica. Tucuruí não fica atraz dos outros lugares, hoje vemos que até nos hospitais particulares quando se chega para ser atendido precisa enfrentar filas, esperar e muitas vezes com dinheiro na mão ainda não se é atendido. Há alguns anos precisei fazer umas perícias e tive que me deslocar vezes para Marabá ou até mesmo Belém, agora que temos um perito aqui vocês ficam falando esses absurdos, o que são duas horas e meia em comparação a 4 ou 8 horas de viagem, sem se falar nos gastos e despezas que temos ao se deslocar de Tucuruí. Quem tem condições, faz o que vocês estão fazendo e aqueles que não tem? Se é com o povo que vocês estão preocupados, em vez de fazer comentários bobos e ignorantes sem fundamentos, vão fazer obras de caridade, pois em nossa cidade tem muita gente necessitando. Precisa melhorar? Precisa sim e muito, mas não só critiquem, vão até o IASEP e coloquem suas propostas para melhoria de funcionamento. Porque a pessoa ofendida não chamou o médico na hora e falou pra ele? Será que ela não sabe conversar como gente civilizada e adulta? Ou ela so resolve seus problemas com a ajuda da imprensa??????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A responsabilidade da perícia médica é do IASEP. Duas horas e meia após a escalada de uma escada para uma pessoa doente é muita coisa sim, quando sua mãe estiver recém-operada mande-a subir escadas e ficar sentada durante duas horas e meia.
      Você é irresponsável, bajuladora e mentirosa.
      Porque em vez de mentir e falar besteira você não corrige o erro?
      E vá ensinar e dar conselhos aos seus filhos, seus pares e a quem vive às suas custas. Quando precisarmos de conselhos pediremos, mas vamos pedir a pessoas sérias, inteligentes e que tenham um mínimo de consideração pelo próximo.
      Vamos criticar e fazer o nosso trabalho como acharmos melhor, aprenda a fazer o seu e para de defender o indefensável. São pessoas como você estragam e desmoralizam qualquer administração pública. Com gente assim ao seu lado, o governador nem precisa de adversário.

      Excluir
    2. Não vamos mais publicar mentiras nos comentários para não confundir as pessoas, quem quiser mentir para o povo suba em algum palanque, lá é o lugar de dizer mentiras, pois o povo já está acostumado, aqui não.
      Quem quiser fazer comentário sério e útil tudo bem será bem-vindo, mas ficar dizendo asneira em cima de asneira faça o favor, ninguém merece.
      Todas as mentiras que conseguiram inventar para justificar a incompetência e o descaso pelos servidores estaduais já inventaram, ficar repetindo estas besteiras não leva a nada e não vamos compactuar com este tipo de atitude.

      Só porque é período eleitoral o Folha vai ter que fechar porque não se pode criticar os governos? Até parece. Não denunciamos esta situação do IASEP a mais tempo porque só agora tivemos conhecimento deste crime.
      Só por isso, não vivemos à custa de político e nem em função de eleições.

      Excluir
    3. LEI No 10.098, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2000.
      CAPÍTULO IV DA ACESSIBILIDADE NOS EDIFÍCIOS PÚBLICOS OU DE USO COLETIVO

      Art. 11. A construção, ampliação ou reforma de edifícios públicos ou privados destinados ao uso coletivo deverão ser executadas de modo que sejam ou se tornem acessíveis às pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.

      Parágrafo único. Para os fins do disposto neste artigo, na construção, ampliação ou reforma de edifícios públicos ou privados destinados ao uso coletivo deverão ser observados, pelo menos, os seguintes requisitos de acessibilidade:

      I – nas áreas externas ou internas da edificação, destinadas a garagem e a estacionamento de uso público, deverão ser reservadas vagas próximas dos acessos de circulação de pedestres, devidamente sinalizadas, para veículos que transportem pessoas portadoras de deficiência com dificuldade de locomoção permanente;

      II – pelo menos um dos acessos ao interior da edificação deverá estar livre de barreiras arquitetônicas e de obstáculos que impeçam ou dificultem a acessibilidade de pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida;

      III – pelo menos um dos itinerários que comuniquem horizontal e verticalmente todas as dependências e serviços do edifício, entre si e com o exterior, deverá cumprir os requisitos de acessibilidade de que trata esta Lei; e

      IV – os edifícios deverão dispor, pelo menos, de um banheiro acessível, distribuindo-se seus equipamentos e acessórios de maneira que possam ser utilizados por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida.

      http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L10098.htm

      Excluir
  19. É mais facil ir para Belem do que fazer pericia aqui em Tucurui.

    ResponderExcluir
  20. Se não fosse esta matéria eu nem saberia onde o prédio do IASEP esta instalado.È um absurdo sim, o descaso que os servidores Públicos Estaduais sofrem neste Município de Tucuruí, e os que ainda defenderam a localização do prédio, sua estrutura, e atendimento ao servidor, é por que com certeza nunca precisou ir no prédio recem operado , ou levar um ente querido seu nas mesmas condições . Sou funcionaria Publica Estadual e desconto todos os meses uma boa parecela de meus vencimentos ao Plano de Assistencia, e quando precisei de uma consulta médica na data de ontem me dirigi a uma clinica conveniada e me disseram que eu teria que pagar a importancia de R$20, 00(vinte reais ) pela consulta. Perguntei como assim pagar vinte reais ? E a recepcionista da clinica não soube me responder , limitou-se a dizer que todas as consultas pelo PAS estavam sendo cobradas esta importancia, isto quando conseguimos a consulta, porque os medicos tem "uma cota" mensal para atender os segurados, se por acaso vc precisar de uma consulta e já tiver acabado a tal cota , vc tem que pagar a importancia de R$ 150, 00(precisei de uma consulta com oftamologista e a cota deste já havia acabado e a consulta custa R$150,00).È um descaso e desrespeito o tratamento que é dispensado a servidor pelo plano,e temos que denunciar sim, não se trata de politicagem ou coisa do gênero como foi postado em alguns comentários referente a denuncia feita, trata-se de reinvidicar seus direitos, e não podemos ficar calados diante de tal absurdo , até mesmo porque não estamos pedindo favores , nós pagamos "e caro" para ser no minimo dignamente atendidos.

    ResponderExcluir
  21. todos os planos amiga é assim veja a unimed que pagamos tão caro,não tem atendimento feriados e as noite aqui não tem no município.folha esta fazendo uma defesa pessoal,por que a paciente ´sua irmã.vamos acabar com essa politicagem,vamos fazer uma politica de saúde,acreditei muito na folha,mais hoje vejo que esta fazendo só,querendo mídia, só fazendo defesa pessoal,so faltava por ser policial,usa a força o seu poder,tem que passar por tudo como todos passa ela não é melhor do que qualquer pessoa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguém tem que passar por isso. Não temos que aceitar esse absurdo de braços cruzados.
      É por ter gente que aceita esses absurdos e abusos que nos empoem, que estamos vivendo esse caos na saúde pública.
      Temos que parar de aceitar " balinhas de troco " e começar a cobrar o que de fato é de nosso direito!

      Excluir
  22. isso ai nunca prstou só mudou de nome e local para enganar os boboes

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.